GAZA HOLOCAUST AND GENOCIDE 27.12.2008-18.01.2009

Thursday 22 January 2009

Conselho de Segurança debate Oriente Médio

Fonte: Rádio ONU em Português
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/8282.html



Conselho de Segurança debate Oriente Médio [Rádio ONU em Português] | AUDIO
http://www.youtube.com/watch?v=42FNpnCr6do


21/01/2009

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.


O Conselho de Segurança da ONU se reúne nesta quarta-feira em Nova York para avaliar a situação no Oriente Médio incluindo a questão palestina.

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, participa da reunião para informar aos 15 países-membros do órgão sobre sua visita de uma semana à região incluindo a última parada na Faixa de Gaza.



Leia o boletim de Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

"Durante sua viagem a Gaza e à cidade de Sderot, no sul de Israel, Ban Ki-moon, afirmou que as vítimas do conflito precisam de ajuda humanitária urgente.

Os bombardeios de Israel mataram pelo menos 1,3 mil pessoas e deixaram mais de 5 mil feridos. Do lado israelense, pelo menos 13 pessoas morreram.

Bilhões

Ban reafirmou o compromisso da ONU com a reconstrução de Gaza e disse que palestinos e israelenses precisam trabalhar por uma paz duradoura.

De acordo com agências de notícias, Israel teria retirado todas as tropas da região nesta quarta-feira.

O subsecretário-geral de Assistência Humanitária das Nações Unidas, John Holmes, informou que a reconstrução da Faixa de Gaza custará bilhões de dólares. Holmes pediu ainda que Israel autorize a entrada de material de construção na área palestina.

União

As agências da ONU na região já estão avaliando medidas de emergência para lidar com a situação dos deslocados. Cerca de 50 mil pessoas estão vivendo em abrigos improvisados."

Em seu discurso em Gaza, o Secretário-Geral da ONU pediu a união dos palestinos, atualmente divididos entre o movimento islâmico Hamas, que controla Gaza, e a Autoridade Nacional Palestina, que administra a Cisjordânia.

Na quinta-feira, chegará a Gaza uma missão de alto nível da ONU para discutir ajuda humanitária e reconstrução a longo prazo.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Fonte: Rádio ONU em Português
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/8282.html

No comments: