GAZA HOLOCAUST AND GENOCIDE 27.12.2008-18.01.2009

Thursday 15 January 2009

Conflito já matou mais de mil em Gaza, diz OMS

Fonte: Rádio ONU em Português
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/8237.html



Conflito já matou mais de mil em Gaza, diz OMS [Rádio ONU em Português]
http://www.youtube.com/watch?v=TufbsJPlUeE


14/01/2009

Segundo Organização Mundial da Saúde, número de feridos também subiu para cerca de 5 mil pessoas; Ban já está na Jordânia debatendo cessar-fogo.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou, nesta quarta-feira, que o número de mortos no conflito em Gaza já passa de 1 mil pessoas.

Segundo a OMS, a quantidade de feridos também aumentou para cerca de 5 mil. A Missão da ONU no Líbano, Finul, afirmou que vários foguetes foram lançados nesta quarta-feira contra o norte de Israel.

Implementação

O Secretário-Geral da ONU se reuniu com o rei Abullah, da Jordânia, em Amã, capital do país, para discutir um cessar-fogo imediato.

É a segunda parada de Ban numa viagem de uma semana ao Oriente Médio para debater o fim do conflito entre Israel e o militantes do movimento islâmico Hamas.

A primeira visita foi ao Egito, como informou à Rádio ONU, de Amã, o porta-voz de Ban na viagem, Ahmad Fawzi.

Fawzi contou que Ban pediu a suspensão imediata dos combates, a entrada de ajuda humanitária às vítimas de Gaza e um processo de reconstrução incluindo a abertura de passagens entre a região e Israel.

Liderança

O Secretário-Geral da ONU afirmou que irá à Cisjordânia para se reunir com os representantes da Autoridade Nacional Palestina, que é reconhecida pela ONU como líder dos palestinos.

Ahmad Fawzi explicou que a ONU tem contato com o Hamas para distribuir ajuda humanitária, mas Ban Ki-moon não tem nenhuma intenção de se reunir com a liderança do Hamas nesta viagem.

A reunificação dos palestinos hoje divididos entre o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza, e a Autoridade Palestina, que dirige a Cisjordânia, tem sido também sido debatida pelos palestinos.

Diálogo

O vice-ministro palestino do Exterior, Ahmed Sobeh, disse à Rádio ONU, de Ramallah, que a urgência é o cessar-fogo.

"A prioridade é parar a agressão israelense e depois vemos o todo. Hoje, a urgência é poupar sangue, poupar inocentes que estão sendo assassinados em Gaza. Primeiro, parar Israel, depois analisamos tudo incluindo a tranqüilidade na fronteira entre Gaza e Israel e o diálogo interno palestino", afirmou.

De acordo com agências de notícias, até agora, pelo menos 14 israelenses morreram no sul do país com o lançamento de foguetes. A aposentada Léa Zamir, que vive a cerca de 10 km de Gaza, disse que a tensão na região já dura oito anos, e segundo ela a guerra é uma resposta justa aos ataques palestinos.

Aviso

"Havia dias em que lançavam 70, 80 bombas. Pode imaginar que você está em casa e de repente vem um aviso e a pessoa tem apenas 15 segundos para se esconder. Foram oito anos, até que Israel decidiu acabar com isso. Ninguém se intrometeu e cada vez mais recebíamos foguetes com mais capacidade e alcance, que poderiam chegar mais longe", explicou.

O conflito na Faixa de Gaza começou em 27 de dezembro.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Fonte: Rádio ONU em Português
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/8237.html

No comments: